Conheça 3 vantagens e 3 desvantagens da hidroponia

Por Famosa Agrícola em 02/08/2018
Conheça 3 vantagens e 3 desvantagens da hidroponia

Ao ler o nosso blog, você se depara com os assuntos mais relevantes para a rotina de trabalho de uma fazenda. Com isso, é possível entender mais sobre aquilo que há de mais moderno e eficiente no mercado.

Cada tipo de plantio exige cuidados especiais, não é mesmo? Além disso, as regiões do nosso país são distintas, oferecendo condições climáticas e solos diferentes. Todas essas questões influenciam o desempenho de sua produção.

A hidroponia é uma prática que ajuda os produtores a vencer esses obstáculos. Apesar de ser uma técnica antiga, somente nas últimas décadas começou a ganhar destaque no mercado. Por isso, existem várias dúvidas sobre o seu funcionamento.

Em meio a esse cenário, você vai aprender mais sobre as vantagens e desvantagens da hidroponia com este post. Aproveite!

Entenda a hidroponia

O termo tem origem grega, baseada em dois radicais: hidro, que significa água, e ponos, que se refere ao trabalho. Em resumo, a hidroponia é um meio para cultivar vegetais sem o uso do solo. Ela utiliza uma solução nutritiva para fornecer os minerais necessários para o crescimento das plantas.

Essa metodologia é sustentável e muito eficiente, porque permite ao produtor dar a dose correta de sol, água e proteção. Dessa forma, a demanda por produtos hidropônicos aumentou bastante, fazendo com que cada vez mais produtores aderissem ao sistema.

Sistema NFT

Em um sistema hidropônico NFT (Nutrient Film Technique), as raízes das plantas crescem em uma canaleta ou um canal com a solução, composta por água e nutrientes. A estrutura é formada por:

  • sistema hidráulico: armazena, recalca e drena a solução;
  • estufa: responsável por criar um ambiente protegido;
  • bancadas: servem de apoio para o plantio e o desenvolvimento do vegetal. Os tubos de PVC são os componentes mais utilizados no mercado nacional, porque não reagem com a solução e são impermeáveis.

Comentários

  • Nenhum comentário. Seja o primeiro a comentar!

Aguarde..